segunda-feira, 14 de abril de 2008

MONOGRAFIA ENTREGUE!!!!!!

A todos que acompanharam meu "drama" dos últimos meses e torceram por mim, aviso que minha monografia foi entregue e aprovada com conceito A!! Meu tema foi"O negro na mídia e no telejornalismo brasileiro". Infelizmente não contei com um professor especializado na questão racial, como gostaria. Mas ainda assim o trabalho foi bem recebido pela banca.

Apontei os motivos que levam a mídia a sub-representar o negro - especialmente na TV - reproduzindo o preconceito velado que ainda está entranhado na sociedade. É incrível como ainda somos reféns de estereótipos e folclorizações na telinha e acredito que quanto mais falarmos do tema, mais fácil se tornará sua evolução para a real igualdade.

Foquei a pesquisa na participação de profissionais negros no telejornalismo, produto percebido como reprodução da verdade, mas que ainda reflete a carga histórica da discriminação ainda não superada. Nas TVs públicas e privadas ainda somos menos de 10% entre os jornalistas que ficam à frente das câmeras. Que imagem da verdade é esta que se quer vender, quando a participação de apresentados e repórteres negros ainda não equivale à real presença do afrodescendente na população?

2 comentários:

Anônimo disse...

Cris,
VC é um dos orgulhos da minha vida !!! Parabéns minha nega
!!!

Anônimo disse...

Olá!

Estou iniciando a pesquisa para meu artigo de pós-graduação cujo tema será O Negro e o Telejornalismo, muito semelhante ao seu. Como faço para contar com seu trabalho como ferramenta enriquecedora do meu material?

Grato
Mauro Welter
welter.mauro@hotmail.com