segunda-feira, 28 de abril de 2008

DE GRÁTIS: BOAS DICAS DE LEITURA

Para quem procura bons livros sobre a contribuição do negro na formação do Brasil, aí vão dicas bastante úteis. A primeira é LITERATURA AFRO BRASILEIRA, organizado por Florentina Souza e Maria Nazaré Lima. A obra discute as principais questões sobre a influência e a retratação do negro na produção literária brasileira. Já DE OLHO NA CULTURA: PONTOS DE VISTA AFRO-BRASILEIROS, de Andréa Lisboa de Souza e Ana Lucia Silva Sousa, trata dos reflexos da africanidade nas nossas tradições como dança, arte, comida e idioma. Por último, Wlamyra de Albuquerque e Walter Fraga Filho preenchem uma importante lacuna com UMA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL, onde é descrita a história do da evolução do negro desde o início da escravatura até o pós libertação, ressaltando fatores que são hoje determinantes para a situação da etinia no país.

Os três são produções do Ministério da Cultura e têm linguagem fácil, mas não menos rica, já que são destinados a ser leitura complementar para estudantes do ensino médio. O conteúdo é de grande importância para esclarecer pontos importantes da nossa história. Todos podem ser baixados de graça pelo site da Universidade Federal da Bahia, que apoiou o Ministério na iniciativa. O site ainda oferece a opção de download da obra inteira ou apenas dos capítulos que interessarem ao internauta. Eu recomendo a leitura completa.

4 comentários:

Bia disse...

Não consegui baixar os livros pelo link indicado. Sou professora da educação básica e trabalho com meus alunos a questão da africanidade brasileira, mas não tive formação específica para isso na universidade, assim qualquer material que debate a temática é bem vindo. Se puder ajudar, agradeço.

Cris disse...

oi Bia, parece que o servidor da Universidade Federal de Brasília tá com problemas, mas o link é aquele mesmo. Se vc jorgar no google o nome de cada livro com autor pode ser que apareçam outros links. Já que a obra é livre mta gente baixa e disponibiliza no seu site, até outras universidades. Mas se vc esperar acredito q o problema da UFBA se resolva ao longo da semana.

São ótimas leituras e aposto que irá te ajudar mto em sala de aula. Parabéns por ser uma professora que se preocupa em trabalhar esta importante temática

Bia disse...

Consegui,obrigada!

. disse...

Que blog mais interessante...
Gostei de ver hein irmã! =D
Te amoooo!

Obs.: Isso pode ser considerado um comentário, né?! Rsrsrs

Beijos!