quinta-feira, 8 de maio de 2008

HÁ VAGAS PARA COTISTAS NA UERJ

Matéria veiculada pelo RJTV no dia 25 de abril mostrou que há vagas sobrando para cotistas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em mais de metade dos cursos há mais vagas do que inscritos pelos sistema de cotas. É bom lembrar que na Uerj 20% das vagas são destinados a afrodescendentes, outros 20% a estudantes oriundos de escolas públias e 5% para deficientes, índios e filhos de policiais mortos em serviço. Em todos os casos é necessário apresentar documentação que ateste renda média bruta de até R$ 630 por pessoa da família.

A Uerj foi a primeira instituição de ensino do Brasil a adotar o sistema e tenho orgulho de fazer parte de sua primeira turma de cotistas, matriculados em 2003. Foi uma conquista de importância singular. Segundo pesquisa feita no ano do meu ingresso, 66% dos candidatos admitidos pela reserva de vagas eram a primeira pessoa na família a ter acesso ao ensino superior. Uma mudança social estrutural que nenhum tipo de bolsa-família oferecida pelo governo é capaz de fazer.

Então, que tal avisar a seu amigo que tem direito pra cair de cabeça nos estudos e aproveitar as oportunidades de sobra, fazendo valer um direito conseguido a duras penas? É tempo de vestibular!!! De 28 a 30 deste mês é possível solicitar isenção de pagamento da taxa das provas da Uerj e as inscrições começam em 1º de julho.

Nenhum comentário: