terça-feira, 13 de maio de 2008

ABOLIÇÃO (?)

Há 120 anos a Princesa Isabel assinava a Abolição da Escravidão no Brasil. O problema é que depois da cerimônia Isabel voltou para o palácio e tocou o reinado, mas os ex-escravos que passaram dias comemorando não receberam qualquer tipo de auxílio que significasse inclusão social. Ná prática, por parte da elite não havia a intenção de que os negros libertos passassem a fazer parte de fato da sociedade como iguais. Prova disso é a idéia do embranquecimento que fez parte de um porgrama oficial de governo até os anos 40. A vinda de imigrantes europeus foi fortemente incentivada, mas a entrada de africanos no país foi terminantemente proibida. A intenção era que, com a mistura entre raças, a médio prazo não existissem mas negros no país.

Assim o brasileiro não aprendeu a valorizar a contribuição do negro para a história do Brasil ou reconhecer sua condição de igual. Tal situação há poucas décadas começou a mudar mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Hoje é possível ver negros com destaque na sociedade, ainda que exista o que o americanos chamam de "black tax", taxa negra em português. Isso significa que para um negro chegar a uma posição de destaque, como um alto cargo numa empresa, precisa trabalhar pelo menos duas vezes mais que uma pessoa branca pra provar sua capacidade. Na TV também podem ser vistos, apesar dos personagens muitas vezes ocuparem posições subalternas. O ponto principal é que a discussão sobre o tema existe e não dá mais para fechar os olhos para uma questão que diz respeito a 45% da população.

Nenhum comentário: